O Sujeito Ecológico no Contexto Escolar
Professor Luciano Gazel
É fundamental que reflitamos a formação do sujeito ecológico
diante da crise socioambiental contemporânea. A escola deve ultrapassar a
prática de transmissão de conteúdo e informação, pois o ensino deve promover
subsídios para posicionamentos críticos e reflexivos em que possibilite a
atuação cidadã diante dos problemas ambientais.
Compreender quais são os valores, as atitudes e as crenças
centrais, constituem o sujeito ecológico, e que o faça operar em harmonia com a
orientação socioambiental nos contextos histórico, social e cultural. Sendo
assim, a proposta educativa poderia ser pautada na formação de discentes capazes
de ler seu ambiente e capazes de interpretar as relações, os conflitos e os
problemas vividos pelo planeta.
A escola deve estar formando cidadãos críticos pela
repercussão sobre as causas e consequências dos impactos ambientais na vida e
na organização dos seres vivos.
Precisa-se, portanto, formar indivíduos com espírito de luta,
sede de mudança e compromisso para defender um mundo sustentável em que haja
responsabilidade no uso dos recursos naturais.
Assim, a escola poderá contribuir nesse sentido, com metas de
promover os primeiros passos para a constituição de sujeitos ecológicos em prol
da cidadania ambiental.
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